Assisti a um documentário chamado "Corporation", em português "Corporação", em uma aula de ética e legislação publicitária. O filme me deixou espantada com tantas coisas que são feitas por "debaixo dos panos". É mostrado nitidamente, o quanto essas corporações não se importam com a sociedade, com o meio ambiente e principalmente, com seus "funcionários". Essas grandes empresas, como por exemplo a Nike, procuram por mão-de-obra barata. Ou seja, elas se instalam em países subdesenvolvidos onde o nível de desemprego é alto e o salário é baixo e "suficiente"(pelo o menos para se alimentar). Eles empregam pessoas com menos de 18 anos e o custo de suas fabricações é em torno de o,o6 centavos por hora. Não existe nenhuma preocupação para com essas pessoas, e quando o "salário" começa a "inflacionar", eles simplesmente mudam a sua fábrica para outro país. Chega a ser desumano! E não preciso nem mencionar a falta de responsabilidade social e ambiental, onde eles são um dos principais contribuidores para esse caos que o mundo está se tornando.
Agora eu penso: tudo o que essas organizações fazem vai contra a todos os meus princípios e valores. E se eu, como publicitária, precisasse criar uma propaganda para anunciar os produtos da Nike sabendo como essa grande empresa contribui para o mundo em que vivemos.
E aí é que eu me pergunto: devemos deixar os nossos princípios e valores de lado para sermos um bom profissional?
Bom, essa é uma questão do tipo "você só saberá a sua reação quando acontecer com você". Eu só sei como irei agir quando algo do gênero aparecer na minha porta. Enquanto isso, não posso dizer a vocês que eu recusaria ou aceitaria um trabalho para uma corporação. Mas é importante as pessoas pensarem sobre isso. Seria ético da parte dos publicitários tentar instigar a sociedade a consumir um produto quando sabemos a sua origem?! E se essa resposta for não, eu farei outra pergunta: quando os publicitários deixaram de ser seres-humanos para serem fábricas de dinheiro?! Enfim, por enquanto só perguntas que eu não sei se algum dia serão sequer respondidas. Só acho que nós não devemos nos corromper somente para ganharmos um pedacinho de papel verde.
domingo, 9 de novembro de 2008
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Um comentário:
Washington Olivetto tem um posicionamento muito bem definido: ele não faz propaganda de cigarros ou de políticos. E tem sido coerente ao longo de sua carreira. Não ouso dizer se ele está certo ou errado. Eu faria, mesmo não fumando e mesmo sendo contra diversos políticos que conheço. No caso dos políticos, penso que devo oferecer a ele a melhor comunicação que ele possa ter e a sociedade vai definir. Não trabalho com político por outros motivos: já levei calote e não tenho mais energia pra ralação que costuma ser. Sou um profissional de vendas e não faço escolhas por ideologias. Mas trata-se de assunto bem delicado e respeito muito quem se propõe a isso.
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