quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Da propaganda à nostalgia!

Quem nunca lembrou do passado e pensou "eu era feliz e não sabia"? Em qualquer lugar, com qualquer grupo de amigos a gente "olha" para trás e lembra daqueles momentos únicos que jamais voltarão. Chega a ser engraçado relembrar as brincadeiras e inclusive as propagandas que marcaram nossa época, como: "pipoca na panela começa a arrebentar..", ou então aquela dos bichinhos da parmalat que até hoje a gente sabe cantar com a maior alegria no coração e o inesquecível comercial da Laka onde dois adolescentes se beijam com uma ar puro e inocente. A partir daí já era. A nostalgia começa a tomar conta da sua conversa e principalmente da sua cabeça. Quem com seus 20 e poucos anos não se lembra de jogos como cara-a-cara, pula pirata, aquaplay, pogoball, banco imobiliário, jogo da vida e war? Lembro-me que eu passava horas e horas do meu dia brincando na rua de pique-pega, pique-esconde, pique-bandeira e queimada. Aliás, se existe alguma palavra que pode definir a minha infância é "pique".
Mas voltando à questão publicitária... eu sei que quando esses comerciais passavam na televisão eu apenas sorria e cantava. Pra mim não era importante saber quantas horas a criação ficou pensando para fazer a propaganda, ou até mesmo como a produção conseguiu filmar diversas pipocas estourando... pois o que eu queria mesmo era curtir a propaganda. Hoje a minha vida gira em torno de analisar propagandas, de fato não por obrigação, mas sim por ter se tornado força do hábito.
Uma vez eu li que para você aprender, você tem que observar. E isso é o que eu mais tenho feito durante o meu curso de publicidade, algumas valendo nota para a faculdade e todas valendo um aprendizado para mim. E hoje, eu já não vejo a publicidade mais como um entretenimento e sim como uma profissão que tem um objetivo a ser cumprido de forma criativa e excepcional.
Meu olhar ingênuo se tornou crítico... e foi então que eu percebi que, aproveitar uma propaganda é mais gostoso do que enumerar as suas falhas.
Só espero que algum dia eu consiga criar propagandas que proporcionem às crianças a felicidade que um dia eu senti.
Segue abaixo as três propagandas citadas no meu texto. Divirtam-se!!

GUARANÁ ANTARTICA - ANOS 90

BICHINHOS PARMALAT - ANOS 90

LAKA ME DÁ UM BEIJO - ANOS 90

8 comentários:

Roberto Lemos disse...

Ótimo post. Gostoso de ler. E, o mais importante, gerou empatia. Compartilhei com você do sentimento de nostalgia, no meu caso, fui a um passado mais distante.

Foi uma propaganda que me despertou para a profissão. Era da Pepsi e trazia uma jovem tentando aprender a voar de asa delta. Ela tentava e não conseguia. Tentava e não conseguia. O jingle era sensacional, fechando com a frase: "Pepsi, o sabor de vencer". No final, claro, ela voou e eu, virei publicitário.

Walf disse...

MUITO BOM! Confesso que essa da LAKA não conhecia e gostei muito! Funcionaria até hoje, com outros atores, cabelos e roupas... hehehe

Como pode o nosso critério de representação de jovens ter mudado tanto?!

Priscilla Gentili disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Meu cão meu amigo disse...

Amiga!!!
Que saudade enorme que dá quando eu lembro dessas propagandas, principalmente é claro a dos bichinhos da Parmalat. Seu blog está muito bom, parabéns. A leitura é muito agradável e está bem escrito, adorei.
Bjus

Anônimo disse...

Certas coisas nunca voltam.... mto marcante msm esses comerciais
Achei mto interessante de ler pq lembrei da minha velha infância. kkkkkkkkkkkk
Excelente.

Gabriella Marinho disse...

Ahhhh a propaganda dos bichinhos parmalat pra mim é a melhor que teve, porém, a do guaraná é bem mais nostalgica para mim!!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!! Voltei ao tempo revendo os videos. Muito bom mesmo. O texto legal de ler! E o melhor me vejo na mesma situação o que antes era gostoso de vê, hoje temos uma visao voltada para o profissinalismo!
parabéns!!!

Isa disse...

Adorei o post! Eu também vivo lembrando dos meus tempos de infância... dá uma saudade né. Aliás, ainda tenho grnade parte desses jogos aqui em casa...hahahahah.
E as propagandas mostradas são maravilhosas. Quem não tomava pipoca com guaraná?? Ou colecionava os bichinhos da Parmalat??